Histórico
O Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, na modalidade Profissional, da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGSC – Ufes / São Mateus) emergiu das discussões, reflexões e práticas vivenciadas na área da saúde coletiva por docentes da Ufes / Campus São Mateus, frente à necessidade de capacitar profissionais para o exercício de atividades técnico-científicas, ético-políticas e socioeducativas em temas de interesse da saúde pública e privada, capacitando-os em nível de excelência para que pudessem desenvolver ações nos diversos contextos de saúde e fases do ciclo vital.
Assim, o PPGSC – Ufes / São Mateus foi aprovado em 25 de agosto de 2023, por meio da Resolução n.º 39 do Conselho de Ensino e Pesquisa e Extensão (Cepe/Ufes), e criado em 28 de setembro de 2023, por meio da Resolução n.º 62 do Conselho Universitário da Universidade Federal do Espírito Santo (CUn/Ufes) – Processo Digital nº 23068.079359/2022- 44.
O PPGSC – Ufes / São Mateus é regido pelas normativas do Conselho de Ensino e Pesquisa e Extensão (Cepe/Ufes), sendo subordinado administrativamente ao Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes/Ufes) e academicamente à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG/Ufes), conforme regulamento geral da Pós-graduação da Ufes (Artigo 13, Parágrado 1º).
O programa foi implantando em 15 de agosto de 2024, tendo como sede o Ceunes/Ufes, em São Mateus/ES. Desse modo, possui relevante importância local do ponto de vista econômico e social, especialmente para cerca de 4902 profissionais de saúde da região norte, onde a grande maioria possui somente graduação e alguns poucos profissionais possuem Especialização em Atenção Básica. A distância de 221 Km da capital do Estado, acrescido por questões financeiras e/ou pessoais, inevitavelmente têm impacto direto na redução do número de titulados. Além de atender o norte do Espírito Santo, o PPGSC – Ufes / São Mateus tem potencial para atender os mais de 8.600 profissionais de saúde do extremo sul da Bahia e mais de 20.038 profissionais do leste de Minas Gerais. Os programas de pós-graduação em Saúde Coletiva mais próximos, excetuando-se o de Vitória, localizam-se em Belo Horizonte (cerca de 630km) e região metropolitana do Rio de Janeiro (cerca de 730km), que não atendem à demanda da região. Assim, a Ufes reassumiu o seu compromisso com a região, proporcionando oportunidade para formação de profissionais altamente qualificados para atender as demandas existentes.
Tendo isso em vista, o PPGSC – Ufes / São Mateus oferta o curso stricto sensu de Mestrado Profissional em Saúde Coletiva, recomendado pela Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (CAPES) do Brasil em 2023. Ademais, realiza atividades para capacitação dos profissionais da área de Saúde Coletiva da região, ações sociais e educativas à população, assim como eventos on-line, aumentando a disseminação de conhecimento e a articulação com o sistema de saúde local.
A primeira turma do mestrado iniciou suas atividades em 15 de agosto de 2024 e conta com 12 estudantes matriculados, incluindo estudante vinculado a ações afirmativas. Os estudantes são oriundos de serviços da Prefeitura Municipal de Saúde de São Mateus, da Superintendência Regional Norte de Saúde e de instituição privada de ensino na área da saúde. Desse modo, vem cumprindo seu compromisso de capacitar os profissionais para a prática de excelência nos diferentes contextos da saúde coletiva.
Alunos Formados e Matriculados:O programa conta com 22 alunos regularmente matriculados, todos no mestrado.
Nome dos coordenadores e coordenadores-adjuntos:
março 2025 - atual
Coordenadora: Susana Bubach
Coordenadora Adjunta: Andréia Soprani dos Santos
abril 2024 - jan 2025
Coordenadora: Susana Bubach
Coordenadora Adjunta: Andressa Garcia Nicole
Histórico do conceito CAPES do programa:
O curso foi aprovado pela Capes em 2023, tendo iniciado suas atividades em 15 de agosto de 2024. Portanto, receberá sua primeira avaliação em 2025, referente ao quadriênio 2021-2024.
